quinta-feira, 19 de maio de 2011

Questão avaliativa : Atividade física X Metabolismo.

O exercício físico é uma condição onde ocorre um aumento da demanda energética do organismo visando a manutenção da atividade muscular. A energia derivada dos nutrientes ingeridos na alimentação tem fundamental importância para o fornecimento de energia química, contribuindo com a manutenção do trabalho muscular a partir da geração de adenosina trifosfato (ATP)
Todo ser vivo gasta energia a todo o momento para manter as diversas atividades desempenhadas pelo organismo. Nossas células estão continuamente trocando seus átomos e componentes moleculares. Grande parte das substâncias celulares é degradada para que novas possam ser sintetizadas. Esta atividade intensa de construção e desconstrução de substâncias é feita utilizando energia obtida através da degradação de nutrientes orgânicos. Essa dinâmica corporal que ocorre dentro de cada célula constitui o metabolismo, que em grego significa mudança.
REFERÊNCIA: WILMORE & COSTILL, 1994; McARDLE, KATCH & KATCH, 1992; FOX, BOWERS & FOSS, 1991.

QUESTÃO: 
Tendo conhecimento de que todo ser vivo gasta energia, e que a atividade física é de grande importância. Cite quais os tipos de energia são armazenadas pelo corpo e explicando como se dá a queima de calorias. Comente quais os prejuízos  ao organismo, quando os alimentos são ingeridos em excesso sem a prática de exercício físico.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Origem da vida


As condições da Terra primitiva

A Terra sofria com os altos níveis de radiação ultravioleta, descargas elétricas, altas temperaturas, além da sua atmosfera ser formada por amônia, metano, gás hidrogênio, e vapor d’água, o que combinados, provocaram o surgimento do primeiro aminoácido .
Teoria de Oparin ( heterotrófica ).

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

• Orgânulos e células - As moléculas do organismo formam pequenas estruturas celulares, chamadas orgânulos. Um exemplo são as mitocôndrias. Essas mitocôndrias fazem parte de uma célula óssea. Células, são as unidades fundamentais da grande maioria dos seres vivos.
• Tecidos - O tecido é composto de várias células . Essas células se dispõe de forma concêntrica e se dispõe de acordo com cada tecido, como o tecido ósseo.
• Órgãos - Órgãos  são compostos de vários tipos de tecidos. Há vários tipos de órgãos no organismo, tanto vegetais quanto animais.
• Sistemas - A reunião de vários órgãos que funcionam em conjunto, de forma harmoniosa, constitui um sistema. Da mesma forma, os órgãos da boca, esôfago, estômago e intestino são parte do seu sistema digestivo.
• Organismo - O sistema esquelético, o muscular, o digestivo, o nervoso digestivo, nervoso e todos os demais constituem , no caso da figura, o organismo chamado guará ou outro ser vivo. É a união de todos os sistemas de um corpo.


 Do organismo à biosfera
• População - População é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que vive num determinado lugar e numa determinada época.
• Comunidade - Ao conjunto das diversas populações chamamos comunidade. A comunidade representa, portanto, o conjunto dos seres vivos de uma certa área.
• Ecossistema - Quando a comunidade de certa área é considerada junto com os fatores não-vivos (abióticos), falamos em ecossistema. Num ecossistema existem portanto os fatores vivos (bióticos) e não vivos (abióticos).
• Biosfera - Ao conjunto de todos ecossistemas do planeta os biólogos denominam biosfera ou ecosfera. O termo significa “esfera da vida”  e evidentemente se refere as partes do planeta Terra que contém vida.

Os componentes dos ecossistemas


Todos os ecossistemas tem, normalmente, três tipos de organismos, os produtores, os consumidores e os decompositores.
Os produtores são vegetais cloroficados;  tanto podem ser altas árvores da floresta Amazônica como as algas microscópicas, existem na água do mar ou de uma lagoa.
Os consumidores  são órgão incapazes de produzir seu próprio alimento orgânico; tem a necessidade de obtê-lo de outros organismos. Direta ou indiretamente, eles dependem do alimento fabricado pelos produtores.
Os decompositores são as bactérias e os fungos presentes em qualquer ambiente, e tem a importância fundamental . Eles decompõe as excretas e os restos de animais e de vegetais, após a sua morte. Tanto os consumidores quanto os decompositores, por não produzirem seu alimento e dependerem dos produtores, são ditos heterotrófos.